Segundo alguns lingüistas estruturalistas é preciso uma divisão clara e simples na composição de um texto. Primeiro colocamos o tópico frasal, que é uma frase que anunciará o que será dito no texto. Como por expemplo: "A democracia é uma merda."
Posteriormente torna-se interessante para a manutenção da função fática um pequeno desenvolvimento, continuando com o mesmo exemplo "O regime democrático realmente não é um sistema muito eficiente para solução de alguns problemas sociais, e além do mais, ele põe em confluência ideologias, opções, pontos-de-vista, e a também ela dá espaço a quem tem dinheiro e reconhecimento por qualquer coisa que fez, por culpa dela temos de encarar um ator global como formador de opinião aos domingos."
Assim, para complementar o parágrafo, coloque um desfecho para concluir o pequeno texto, assim: "Então a democracia é que nem o Microsoft Word, é uma merda, mas não tem outro melhor."
E o nosso texto ficaria assim:
A democracia é uma merda.O regime democrático realmente não é um sistema muito eficiente para solução de alguns problemas sociais, e além do mais, ele põe em confluência ideologias, opções, pontos-de-vista, e a também ela dá espaço a quem tem dinheiro e reconhecimento por qualquer coisa que fez, por culpa dela temos de encarar um ator global como formador de opinião aos domingos. Então a democracia é que nem o Microsoft Word, é uma merda, mas não tem outro melhor.
Fica aí a dica pessoal, estava há tempos sem ter o que escrever, pois não acontece nada de interessante nessa cidade, a não ser o vestibular da UFPR, mas isso aí, deixa pra lá.
domingo, 18 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Sempre me arrependo de ler esse blog.
melhor que a democracia, já dizia platão, é a aristocracia.
pena que fora da república ela beira a utopia.
melhor que o microsoft word, digo eu, é o iwork pages.
pena que o acesso ainda é para poucos.
um excelente parecer sobre a democrácia, que na verdade não existe, é apenas uma farsa, uma ideologia maquiada
o word é uma merda.
Cara, o q não é uma merda? Só uma besta acha que é feliz. Se não está satisfeito com o q nos dão, pior ainda, pois não há o que fazer. Isso é uma merda, não? Eu falei: o que não é uma merda? Merda!
Postar um comentário